Aprenda a usar os ‘porques’ e confira exemplos fáceis para memorização

Tempo de leitura: 2 minutos

Aprendendo Estudante

Sim, existem 4 tipos de ‘porques’ e entender sobre eles é muito importante para interpretação de frases e para evitar erros em questões de vestibulares, concursos públicos e testes no geral. Estudar sobre questões que parecem simples como o uso dos ‘porques’ é importante para incluir no plano de estudo.

Plano de estudo: relembre o uso das regras e evite erros em provas

Durante um plano de estudos é muito importante focar em matérias em que o candidato possui dificuldades, mas também dar atenção para coisas consideradas pequenas também pode auxiliar o estudante a evitar erros que podem fazer toda a diferença no resultado do teste. Por isso, separamos hoje essas importantes regras de gramática. Confira e relembre!

Regra geral: atente-se a ela!

Sempre que houver a possibilidade de trocar “porque” e “porquê” pela expressão “por qual razão, para que e por onde”, escreva separado.

Por que

O ‘Por que’ possui duas formas de uso. Quando usado em uma pergunta, tem a intenção de perguntar a razão ou motivo de alguma coisa, como por exemplo: “ Por que você não vai caminhar hoje?”

Seu segundo uso é quando quer dizer sobre um local por onde alguém esteve ou passou. Veja o exemplo: “ Os locais por que passei no museu eram interessantes”.

Por quê

O “Por quê” deve ser usado sempre que vier antes de um ponto, seja final, de interrogação ou até mesmo de exclamação e tem o significado de expressar por qual motivo ou razão algo aconteceu. Veja: “Vocês não foram na feira. Por quê?”. Ele acaba também sendo usado para questões, mas com um sentindo levemente diferente, querendo entender a razão sobre algo ter acontecido.

Porque

Esse é fácil de lembrar: o “Porque” serve para escrever a causa de alguma coisa. Pode ser usado no lugar de “pois”, “para que” e “uma vez que”. Observe: “Eu não saí porque estava chovendo”.

Porquê

Por último e não menos importante, o “Porquê” tem o uso mais fácil de lembrar e usar das outras 3 opções acima apresentadas. Ele é um substantivo, usado para explicar o motivo. Pode ser usado acompanhando artigos, pronomes, adjetivos e até mesmo numerais. Olhe o exemplo e relembre: “Me fala um porquê dela fazer isso”.

Relembre as regras

Estudante Gabaritando Enem
Estudante | Gabaritando Enem
  • “Por que” – usado em perguntas;
  • “Porque” – usado para responder perguntas;
  • “Por quê” – meio de finalização de frases;
  • “Porquê” – usado para expressar motivos e razões dentro da frase.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]