Os 10 cursos com mais chances de empregabilidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das maiores preocupações dos estudantes que estão na fase de decidir pelo seu futuro acadêmico e profissional, é a empregabilidade. Ou seja, escolher um curso superior que dê oportunidades de emprego. Ter boas chances de conseguir um estágio enquanto estiver se formando e um trabalho após o fim do curso são fatores que influenciam bastante na escolha de muitos brasileiros que vão fazer o Enem e prestar vestibular.

 

Como saber se vou ter boa empregabilidade no curso superior que eu escolher?

Fazer vestibular ou usar a nota do Enem para entrar em um curso superior que tenha uma taxa grande de empregabilidade só vale a pena se você realmente gosta e quer seguir aquela área. É importante lembrar, entretanto, que a demanda do mercado de trabalho não é a única coisa que influencia nas chances de conseguir um emprego.

 

As mudanças da economia e do mercado de trabalho impactam fortemente na empregabilidade de várias profissões. Além disso, a região, competência, dedicação, experiência, adequação e outras características dos profissionais também influenciam nas chances de serem contratados.

 

Cursos superiores com maior empregabilidade no Brasil

O mercado de trabalho é bastante dinâmico, tendo espaço tanto para as profissões mais tradicionais quanto para as mais novas. Os 10 cursos superiores que têm maiores índices de empregabilidade são:

 

Administração

Administração é um curso superior de bacharelado que tem duração de 4 anos. Por ser uma graduação bastante popular, a concorrência é grande. Com uma formação ampla, os os administradores estarão aptos a trabalhar em quase todas as atividades produtivas, com a gestão de operações, análise de riscos, auditoria de processos, entre outros.

 

De forma geral, quem cursar Administração pode ter boas chances de conseguir um emprego no cenário econômico atual.

Direito

Existem muitos bacharéis em Direito no Brasil, sendo uma graduação bastante famosa no país. É um curso tradicional que, mesmo após anos, é uma área promissora. As atuações mais comuns são o serviço público e advocacia. Esse curso superior dura 5 anos. Para advogar, entretanto, é necessário ter sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Os advogados podem se especializar nas áreas de Arbitragem, Direito Trabalhista, Direito Tributário e outros.

 

Ciências Contábeis

Contadores viram a área dar um salto e surgirem muitas vagas de emprego ao longo dos últimos anos. A modernização de diversas empresas ajudou a dar uma diversificada ainda maior na profissão. Quem se forma em Ciências Contábeis, pode atuar com análise de crédito, finanças, investimentos, contas a pagar, auditoria contábil, planejamento tributário, controladoria e outros cargos.

 

A graduação tem 4 anos de duração e também pode ser uma boa opção para quem quer empreender.

 

Estatística

A procura pelo curso de Estatística pode até não ser tão grande quando se faz a comparação com outras graduações. Contudo, é uma área em frequente expansão e muito importante para o mercado e, com isso, surgem diversas oportunidades de emprego.

 

Quem tem facilidade em decifrar números e tendências, e quiser trabalhar com análise e interpretação de dados, pesquisas técnicas e outros, pode ser que goste de cursar Estatística.

 

Tecnologia da Informação

A área de TI está em constante desenvolvimento. Por isso, as empresas estão sempre em busca de profissionais capacitados para trabalharem com as demandas que surgem. Ou seja, oportunidades de emprego não faltam para quem quer fazer o curso superior de Tecnologia da Informação.

 

Existem diversos cursos para quem quer entrar na área, como Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação, por exemplo. E é uma excelente opção para quem curte desenvolvimento de sistemas, programação, criação de aplicativos, automação e etc.

 

Engenharia de Produção

Todas as especialidades de Engenharia oferecem bons índices de empregabilidade. E a Engenharia de Produção é uma área fundamental para as empresas, pois é o profissional formado nesse curso que pensa em modos para reduzir os custos e aumentar a produtividade de um negócio.

 

O curso dura 5 anos e a procura por profissionais capacitados é grande, para atuar principalmente com desenvolvimento de negócios e gestão de desempenho.

 

Gestão de Recursos Humanos

Recursos Humanos também é uma área excelente para quem se preocupa com as chances de empregabilidade, pois é uma profissão que está em alta frequentemente. O curso tem somente 2 anos de duração, mas o diploma é de nível superior.

 

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos, poderá atuar em tudo que envolve pessoas dentro de uma empresa, como o pagamento de funcionários, contratação e demissão, por exemplo.

 

Marketing

Com o avanço tecnológico, a área de Marketing tem ganhado centenas de novas possibilidades e contornos. Com isso, a busca por profissionais qualificados para planejar estratégias eficazes de divulgação, principalmente online, aumentou muito nos últimos anos. Assim, o número de contratações cresceu bastante, trazendo muitas oportunidades.

 

Quem tiver interesse pela área, pode escolher entre o bacharelado, mais amplo e com duração de 4 anos, ou o tecnólogo, que tem uma duração menor, mas também oferece um diploma de nível superior.

Pedagogia

Um dos cursos mais populares entre os brasileiros é Pedagogia. A graduação capacita profissionais para atuarem nas salas de aula do ensino infantil e fundamental, bem como na administração de instituições de ensino.

 

Em questões de empregabilidade, é uma profissão que tem bons índices, principalmente porque existe uma rede enorme de escolas públicas e privadas.

 

Medicina

Medicina é um curso da área da saúde muito popular aqui no Brasil, sendo um dos mais concorridos do país. A graduação em si dura 6 anos, porém os futuros médicos precisam ainda fazer a residência médica por 2 ou 3 anos.

 

O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades, tanto para o setor público quanto para o privado, independente da especialidade.

 

Cursos EAD com maior empregabilidade

Se você está pensando em fazer um curso a distância, seja por questões financeiras, de tempo ou outras, também existem alguns cursos em que as taxas de empregabilidade são maiores. Como por exemplo:

 

  • Matemática;
  • Análise de Sistemas;
  • Ciências Contábeis;
  • Administração;
  • Engenharias, principalmente Civil, Mecânica e Ambiental.

 

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]