Notas individuais do Enem 2019 serão divulgadas no dia 17 de janeiro

Tempo de leitura: 7 minutos

Notas do Enem 2019 | Gabaritando Enem
Notas do Enem 2019 | Gabaritando Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Enem 2019 podem ser consultados a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro, pela internet. Mais de 5 milhões de estudantes que realizaram a prova no ano passado terão acesso às notas individuais, que estarão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo oficial do exame. A prova é considerada uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país.

De acordo com o cronograma no Portal do Inep, na sexta-feira serão divulgados apenas os resultados individuais do Enem 2019. Para os chamados “treineiros”, isto é, àqueles que não concluíram o ensino médio no ano passado e fizeram a prova como forma de autoavaliação, o acesso ao boletim individual será disponibilizado somente em março de 2020.

Como foi o Enem 2019

O Enem 2019 foi aplicado sem ocorrências significativas em dois domingos seguidos. Ao todo, foram cerca de 5,1 milhões de participantes inscritos, dos quais 3,9 milhões compareceram a pelo menos um dia do exame.

No primeiro domingo, dia 3 de novembro de 2019, as provas foram para avaliar os conhecimentos dos participantes sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e a redação. Já no segundo dia do Enem, em 10 de novembro, foram avaliados os conhecidos de matemática e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias.

Acessando o resultado do Enem 2019

Se você ainda não sabe como faz para acessar o resultado do Enem, veja o passo a passo para estar pronto na sexta-feira, dia 17, para conferir as suas notas:

  • Acesse o portal do Enem e, na tela inicial do site, clique em “Acesse a Página do Participante”;
  • Informe seu CPF e a senha que cadastrou no ato de inscrição do Enem 2019. Se você não lembrar da senha, clique em “Esqueci minha senha” para recuperá-la;
  • Logo após fazer o login, você terá acesso à sua Página do Participante e poderá ver as suas notas em cada área do conhecimento, inclusive na redação. Caso queira, você ainda pode imprimir seu resultado ou salvar em um arquivo PDF.

Cálculo das notas

Muitos estudantes acabam tendo dúvidas sobre como são calculadas as notas do Enem. O MEC e o Inep adotaram a chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI) para fazer o cálculo. Dessa forma, as questões não possuem um valor fixo estabelecido previamente.

Na prática, isso significa que as questões mais difíceis, que mais pessoas erraram, acabam somando mais pontos. Já as questões que tiveram mais acertos são consideradas mais fáceis e, consequentemente, valem menos. Ou seja, o valor de cada item varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes.

O estudante, então, ganhará mais pontos se acertar uma questão com alto índice de erros.

O que fazer depois do resultado do Enem 2019?

Com o resultado do Enem 2019, os estudantes podem tentar conseguir uma vaga no ensino superior público, uma bolsa de estudos em instituições privadas ou um financiamento estudantil. Assim, as principais formas de usar a nota do exame são no:

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

Esse é um sistema criado pelo MEC que tem como objetivo democratizar e facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior em instituições públicas. Para poder fazer a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020, o estudante precisa ter realizado o Enem 2019 e obtido nota na redação diferente de zero.

O sistema funciona por meio de uma plataforma interativa em que o candidato pode escolher entre os cursos de graduação disponíveis nas instituições públicas do país inteiro. Por ordem de preferência, o estudante deve selecionar até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. A inscrição é realizada em uma única etapa, sem custo e totalmente online.

Para se inscrever, os estudantes devem ficar atentos às seguintes datas:

  • Período de inscrições: 21/01 a 24/01;
  • Resultado da chamada regular: 28/01;
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 29/01 a 04/02;

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data: 07/02 a 30/04.

ProUni (Programa Universidade Para Todos)

No mesmo dia em que sai o resultado da chamada regular do Sisu, também serão abertas as inscrições para o ProUni 2020. Esse programa de bolsa de estudos parciais e integrais em instituições particulares é um benefício criado pelo MEC para ampliar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior.

Para concorrer às bolsas do ProUni, o candidato precisa ter participado do Enem 2019 e obtido média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário ficar atento às datas:

  • Inscrições: 28/01 a 31/01;
  • Divulgação dos resultados da primeira chamada: 04/02;
  • Comprovação das informações: 4/02 a 11/02 (primeira chamada);
  • Registro no SisProUni: 4/02 a 14/02;
  • Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18/02;
  • Comprovação das informações: 18/08 a 28/02 (segunda chamada);
  • Registro no SisProUni: 18/02 a 03/03.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Esse é um programa criado pelo MEC com o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior. Assim, oferecendo financiamento estudantil para os cursos de graduação de instituições particulares que participam do projeto.

Agora, contudo, existem algumas novas regras. O Fies será dividido em duas modalidades, o que possibilitará juros zero para quem mais precisa. Ou seja, estudantes que tiverem renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos poderá concorrer ao financiamento com juros zero. Já a outra modalidade, chamada P-Fies, é destinada para os estudantes que tiverem renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos.

As datas do Fies no primeiro semestre de 2020 são:

  • Inscrições: 5/02 até 12/02;
  • Divulgação dos resultados: 26/02;
  • Seleção pelos candidatos pré-selecionados: 27/02 até 02/03;
  • Pré-seleção em lista de espera: 28/02 até 31/03.
Notas do Enem no Fies, Sisu e ProUni
Notas do Enem no Fies, Sisu e ProUni | Gabaritando Enem

Ingresso direto

Os estudantes que não forem de baixa renda e não passarem no Sisu, podem tentar o ingresso direto em uma instituição particular utilizando as notas do Enem 2019. Dessa forma, não será necessário realizar o vestibular e nem pagar taxas. A inscrição deve ser feita pelo site ou diretamente na faculdade.

Para participar, o estudante precisa ter feito alguma edição do Enem desde 2010 sem zerar nenhuma das áreas do conhecimento.

Universidades portuguesas

O Exame Nacional do Ensino Médio é porta de acesso para mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que são conveniadas ao Inep. Assim, o resultado do Enem 2019 pode ser utilizado nos processos seletivos de instituições portuguesas.

Cada universidade lusitana conveniada é que define como a nota do exame fará parte da avaliação do aluno, estabelecendo as regras e escolhendo os pesos das notas de corte, que variam de acordo com o curso.

De olho no Enem 2020

Neste ano de 2020, o exame seguirá um novo formato, que é o Enem Digital, cuja implantação será progressiva. A princípio, o estudante no ato da inscrição poderá optar pela aplicação-piloto do modelo digital ou pela prova tradicional no papel. O modelo digital poderá ser aplicado para um total de até 50 mil participantes em 15 capitais do Brasil, o equivalente a 1% do total previsto.

A aplicação desse projeto experimental da prova digital será nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto a prova regular acontecerá em 1 e 8 de novembro.

Conte com a Gabaritando Enem

Procurando por um curso preparatório para vestibular que realmente seja eficiente? Conte com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]