Como um mapa mental pode te ajudar a estudar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das maiores dificuldades dos estudantes é aprender todas as matérias. Principalmente porque quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já deve saber como os conteúdos são extensos. Existem várias formas de estudar para uma prova. Além disso, para driblar os desafios de aprendizagem, algumas estratégias podem ser utilizadas, como a elaboração de um mapa mental.

O que é um mapa mental?

Mapa mental é uma técnica de estudos muito comum e utilizada há anos. Basicamente, são resumos elaborados por associações. Sua aparência, normalmente, consiste em uma palavra ou imagem no meio de uma folha, da qual saem setas que puxam outras palavras e imagens relacionadas. O mapa mental, então, faz muito uso de setas, cores, imagens, gráficos, frases de efeitos e outros gatilhos que ajudam na memorização.

Também conhecido como mapa da mente, o mapa mental simplifica e seleciona as informações mais relevantes referentes ao assunto que está sendo estudado. Dessa forma, é essencial na hora do estudo. Esse método foi desenvolvido com base no funcionamento cerebral: o cérebro capta mais facilmente as ideias que são organizadas de forma sistematizada.

Por que usar mapa mental para estudar?

O mapa mental serve para adquirir conhecimento e armazená-lo do melhor modo possível, por uma série de associações que serão extremamente úteis na hora de realizar qualquer prova. Ele é muito útil para:

  • Organizar conteúdos e/ou ideias;
  • Fazer planejamentos;
  • Traçar objetivos;
  • Fazer resumos.

Ainda que o mapa mental possa ser utilizado em qualquer etapa do estudo, seu uso será mais importante na revisão. Muitas vezes negligenciada, a revisão é fundamental para fixar o conteúdo aprendido.

Escrevendo a matéria de forma sintetizada e utilizando desenhos e cores, é ativado tanto o lado racional quanto o criativo do nosso cérebro. Fazer mapa mental dos conteúdos, então, potencializa a criação de sinapse, que é formada ao aprender algo novo. Quanto mais sinapses, mais fácil criar novas conexões.

Entre as vantagens de fazer mapas mentais, podem ser destacadas:

Facilidade e praticidade

Quem não sabe produzir um resumo encontra muita dificuldade nessa tarefa e acaba não filtrando o conteúdo. Ou seja, acaba apenas copiando boa parte da matéria. Sabendo disso, o mapa mental se torna uma forma mais fácil e prática para resumir os temas, sendo um material de estudo rápido e simples de ser feito.

O conteúdo, entretanto, precisa ser entendido e analisado. Ou seja, você deverá prestar atenção de verdade para que consiga criar um mapa mental efetivo.

Utilidade

Um mapa mental bem elaborado precisa de pouco tempo para ser revisado. Outros tipos de resumos podem ser complexos e levam muito tempo para serem lidos e absorvidos. O tempo gasto com a revisão da matéria através de um mapa mental ainda vai diminuindo consideravelmente a cada leitura que você faz dele.

Como estudar com mapa mental?

Para estudar com mapa mental, é necessário um espaço em branco na horizontal e cores. Pode ser tanto uma folha de papel, quanto uma plataforma digital, bem como canetas coloridas ou ferramentas digitais. Dessa forma, o cérebro tende a se expressar para todas as direções com maior liberdade.

Criar o mapa mental é simples, mas exige que a pessoa consiga refletir e tenha capacidade de estabelecer relações. No centro do espaço deve ser colocado o assunto do resumo. A partir dele é que serão feitas todas as associações. O mapa mental pode ser pensado como uma árvore com diferentes tipos de ramificações. Então puxe algumas setas e adicione diferentes informações que tenham relação ao tema central.

Utilize cores estratégicas e divida proporcionalmente os tamanhos. Lembre-se de escrever o mínimo possível, mas incluir todas as informações. Cada seta ligada ao tema central será um subtópico, que também poderá ser ramificado, dependendo da complexidade do conteúdo. As conexões devem ser coerentes para promover a absorção visual das informações.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e crie mapas mentais para o Enem 2019 pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]