A importância da interpretação de texto

Tempo de leitura: 4 minutos

A leitura está presente em todos os momentos do nosso dia a dia, fazendo parte da rotina. Dessa forma, a interpretação de texto abrange justamente diversas situações cotidianas, tanto através da linguagem verbal quanto da não-verbal.

A interpretação textual possibilita o entendimento de qualquer discurso ou texto, ampliando a compreensão da ideia central dos mesmos. É um processo que envolve uma série de características, como elementos gramaticais: pontuação, conjunções, preposições e outros. Assim como em todas as áreas da nossa vida, a interpretação de texto é imprescindível para diversas provas, inclusive para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Interpretação de texto: por que é importante?

A habilidade de interpretar um texto permite que você amplie o seu domínio sobre a linguagem escrita e falada. Ou seja, você se torna mais eficiente para transmitir informações e captar as que recebe. Desse modo, a interpretação de texto favorece:

  • A assimilação de conteúdos e ideias;
  • O desenvolvimento do pensamento crítico;
  • A obtenção de maior conhecimento de mundo;
  • A aquisição de vocabulário;
  • A capacidade argumentativa.

É necessário, entretanto, que o texto tenha coerência e coesão, além de uma estrutura semântica bem definida. Isso torna possível que o leitor consiga interagir completamente com as ideias expostas em cada texto. Para conseguir fazer uma boa interpretação textual, é preciso:

  • Ler regularmente;
  • Dominar as estruturas da língua;
  • Compreender as relações de semântica.

Muito importante não só no dia a dia, como também em provas e vestibulares, a interpretação de texto não se resume apenas às matérias de humanas. Para conseguir responder as questões de qualquer disciplina, é preciso entender o que o enunciado está propondo.

Dicas para melhorar sua interpretação de texto

Exatamente tudo ao nosso redor tem uma simbologia, isto é, uma mensagem. Saber decifrá-la é muito importante para entender a ideia que um texto ou discurso quer transmitir.

Existem algumas técnicas que podem ser adotadas objetivando melhorar a interpretação de texto como, por exemplo:

Tenha o hábito de ler

Para adquirir mais conhecimento em uma língua, é preciso ler bastante. A interpretação de texto não pode ser feita rapidamente. Por isso, separe um tempo para a leitura e torne isso um hábito.

Para agregar ainda mais o seu vocabulário, leia gêneros textuais diferentes. Nessas horas vale tudo, desde livros de literatura até blogs online. Alguns textos, como relatórios técnicos, podem ter vocabulário mais complexo. Nesses casos, nada melhor do que fazer as leituras sempre com um dicionário por perto.

Não tenha vergonha de admitir para si mesmo que não sabe o significado de alguma palavra. Busque no dicionário sempre que desconhecer algum termo, assim melhorando a sua interpretação sobre o texto que está lendo.

Releia o texto várias vezes

Reler o texto possibilita que você assimile novamente o assunto, confirmando ou rejeitando hipóteses criadas na primeira leitura. Retome o texto desde o começo até se sentir apto a explicar com suas próprias palavras a mensagem transmitida por ele.

Poucas coisas são tão eficientes para melhorar a interpretação de texto quanto a releitura.

Aposte no silêncio

Nem sempre é fácil conciliar os estudos com a rotina. Contudo, sempre que for possível, livre-se das interferências externas. O silêncio pode ser um aliado fundamental para a interpretação de texto. Dessa forma, escolha ambientes adequados para a leitura, ou seja, que ofereçam silêncio e conforto.

Qualquer barulho pode reduzir consideravelmente a nossa capacidade de concentração. Consequentemente, nossa capacidade de interpretação também é afetada. Concentre-se no que está lendo, evite ruídos e distrações.

Observe a estrutura do texto

O título é o primeiro contato que temos com um texto. Esteja atento a ele, pois fornece pistas acerca do assunto retratado posteriormente. Logo após, o primeiro parágrafo já pode ter a ideia principal do texto, revelando os principais elementos contidos no assunto.

Identifique a ideia-síntese de cada parágrafo, checando as palavras-chave contidas no texto. Assim, é possível tornar mais fácil perceber a conexão entre cada uma das partes.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e saiba fazer a interpretação de textos para o Enem 2019 pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]