Dicas de Redação: conheça todos os tipos de textos

Tempo de leitura: 3 minutos

Dicas de redação Gabaritando Enem

Essencial para conquistar bons resultados em provas, vestibular, Enem, e outros testes variados, realizar uma boa redação pode ser aquele diferencial para conquistar uma vaga em uma grande universidade ou até mesmo no emprego dos sonhos. Conhecer os tipos de textos aumenta o conhecimento e ajuda o candidato decidir melhor em uma redação que tiver o tema livre, por exemplo.

Redação perfeita: saiba o que fazer para se sobressair

Para que a sua redação seja a melhor, é preciso recorrer a algumas dicas para que ela se sobressaia. Avaliadores não se surpreendem facilmente, portanto caprichar e utilizar da criatividade na hora certa pode te ajudar a conquistar resultados bons. Conhecer os tipos de textos aumenta o conhecimento e ajuda o candidato decidir melhor em uma redação que tiver o tema livre, por exemplo. Confira!

Texto dissertativo

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de texto: conhecido por ter objetivos certos de analisar, interpretar, explicar e discorrer sobre dados reais, o texto dissertativo exige um mínimo conhecimento sobre o assunto abordado pois é necessário que no texto exista uma posição crítica e reflexões maiores.

Esse tipo de texto possui uma certa fórmula para ser feito, sendo necessário que tenha uma introdução, argumentação e conclusão. Deve-se alertar que cada parte deve ser uma continuação da outra, gerando uma redação linear e concreta.

Essa modalidade de texto é a mais pedida em provas como Enem e outros vestibulares em geral.

Texto narrativo

A narração é um tipo de texto muito conhecido. Narrar significa contar e apresentar fatos que podem ter acontecido ou não (ficcionais), imaginários, mágicos, entre outros. Esse tipo de texto deve contextualizar tempo, lugar, conter mais de 1 personagem que deve ser bem elaborado.

Pode ser escrito de diversas formas, onde o próprio narrador é um personagem, onde o narrador não é personagem e quando o narrador é um mero observador do que está ocorrendo. O texto narrativo possui uma forma pré estabelecida que consiste na apresentação, complicação, clímax e desfecho. Cada fase do texto é essencial para que a história corra de forma linear e que agrade o leitor.

O texto narrativo é o mais presente em livros, romances, novelas e muito mais. É muito buscado como hobby e lazer.

Descritivo

Como a própria definição diz, o texto descritivo relata algo existente ou até mesmo imaginário ou poético. A descrição pode ser de objetos, pessoas, animais, lugares e muito mais! O texto descritivo é rico em adjetivos, que são as palavras mais usadas para caracterizar o que está sendo descrito.

A descrição pode ser sobre sentimentos, ou seja, coisas abstratas, invisíveis. É uma classe de texto muito usada em livros também.

Instrucional

O texto de instrução é muito importante pois ensina ou passa informações exatas sobre determinado assunto. É usado em manuais diversos , livros científicos, bulas de remédios e muito mais. O texto de instrução é caracterizado por ser claro, formal e escrito de forma simples, para que quem está lendo entenda exatamente o que precisa ser feito.

Expositivo

O texto expositivo tem o objetivo de apresentar informações, seja de um fato específico ou até mesmo um estudo, seja um trabalho escolar, trabalho de conclusão de curso, seminário, resumo, fichamento e mais. Esse tipo de texto também está presente no cotidiano,como no caso de reportagens diversas.

Tipos de redação Gabaritando
Tipos de redação | Gabaritando Enem

Conte com a Gabaritando Enem

Estude sobre os tipos de textos e treine com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e saiba fazer a interpretação de textos para o Enem 2019 pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]