Dicas gramaticais para melhorar a sua redação e linguagem

Tempo de leitura: 2 minutos

Dicas para redação em vestibulares

Obter êxito no vestibular é o objetivo de todos que fazem as provas e para isso é necessário se focar igualmente em todas as partes do teste, que envolve uma redação geralmente. Muitas vezes deixada para trás, a redação pode até desclassificar participantes se feita incorretamente.

Nota boa na redação: passos importantes

Saber o que e como estudar para ter um ótimo resultado na redação de qualquer tipo de processo seletivo ou vestibular é essencial para conseguir uma nota boa. Confira as dicas especiais que separamos e utilize para conseguir uma ótima redação:

Faça um planejamento de estudos gramaticais

Uma das melhores formas de se conseguir sucesso na redação do Enem e de vestibulares é criar um cronograma de estudos para cada matéria. No tocante à redação, os principais temas que precisam de atenção especial são:

  • categorias gramaticais: Saiba exatamente cada uma e o que significa, pois se usadas incorretamente podem mudar o sentido de frases;
  • estrutura das palavras: certifique-se de que você sabe utilizar sufixos e prefixos, evite erros pequenos!
  • sintaxe: relembre as regras de concordância e regência;
  • figuras de linguagem: saiba quais são, mas evite usar metáforas e ironia em redações.

O que evitar na redação?

Para que a redação fuja do comum, o ideal é evitar alguns vícios de linguagem que possam diminuir a credibilidade do texto. Os maiores exemplos são as hipérboles (hiper, super, mega), que podem deixar o conteúdo com tom exagerado, assim como é proibido usar gírias em qualquer prova, seja de vestibular, emprego e concurso público.

Outro problema que pode prejudicar o participante é falar de assuntos paralelos na redação. Além de poder confundir o professor que irá corrigir a prova, pode gastar linhas importantes que fariam toda a diferença, e também corre o risco do texto fugir do tema proposto. Ou seja, mantenha firme a linha de raciocínio, pois nem sempre se fizer muitos adendos ficará compreensível.

Nem muito grande, mas nem tão pequeno

Quando se trata de frases, não crie orações pequenas demais que ficarão desconectadas com o resto do texto, assim como evite escrever frases de mais de 4 linhas, que poderão ficar grandes demais, tornando aquele parágrafo cansativo ou até mesmo confuso. Frases muito longas podem tornar o texto pesado e em fluidez. Opte por frases objetivas, claras e que em poucas linhas expressem adequadamente o pensamento ou ideia.

Dicas de redação
Dicas de redação | Gabaritando Enem

Lembre-se: o seu texto precisa mostrar sua capacidade em formar ideias coerentes, assim como em produzir argumentos válidos e com embasamento importante. A redação é importante para avaliar traços importantes do candidato, portanto, estude e treine bastante!

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]