Cuidados com os erros na redação!

Tempo de leitura: 4 minutos

A nota da redação costuma ter um peso muito grande em vestibulares. No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, equivale a 20% da nota total da prova. Por esse motivo, todo cuidado é pouco para não cometer erros na redação e, consequentemente, não perder pontos nesta área do conhecimento.

A contagem regressiva para a realização do Enem já começou. Mandar bem na redação é fundamental para tirar uma nota boa e conseguir conquistar uma vaga para ingressar no ensino superior. Na hora de calcular a nota de corte no Sisu, algumas universidades podem colocar um peso ainda maior na nota da redação.

Principais erros na redação do Enem

Muitas vezes, por conta do nervosismo, insegurança e ansiedade, os estudantes podem acabar se distraindo na hora da prova, o que prejudica o seu desempenho. Conhecer principais erros na redação do Enem, então, é fundamental para não cometê-los:

Fugir do tema

A proposta da redação do Enem tem um enunciado e textos motivadores que estão relacionados ao assunto. O estudante, antes de mais nada, deve realizar a leitura atenta da questão e dos textos de apoio, tentando compreender a proposta.

Manter o foco no tema apresentado é o principal desafio para a maioria dos estudantes. Mas é preciso lembrar que a fuga total ou tangenciamento ao tema podem levar o candidato a ter uma nota muito baixa ou até mesmo zerar a redação.

A fuga ao tema é considerado um erro gravíssimo. Por isso, faça anotações sobre as principais ideias dos textos da coletânea e sobre o recorte que a proposta pede que seja feito sobre o tema. Quando terminar a sua redação, antes de passar a limpo para a folha de resposta, releia e confira se ela realmente aborda o que está sendo pedido.

Copiar trechos dos textos de apoio

Uma dica dada por muitos professores na hora de elaborar uma redação, é utilizar citações, dados estatísticos e outras informações pertinentes a respeito do tema proposto. Porém, quando o estudante não tem domínio sobre o assunto cobrado, é comum que ele copie trechos dos textos de apoio da proposta.

Os textos da coletânea apresentados devem ser utilizados somente para consulta. Portanto, evite copiar qualquer coisa deles, mesmo em forma de citação. Isso demonstra a falta de conhecimento sobre o assunto, o que é considerado um erro grave. Apesar disso não fazer zerar a redação, faz com que a nota caia por conta da progressão textual.

Escrever outros gêneros além do pedido e cometer erros de português

O gênero textual cobrado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Por esse motivo, não adianta escrever uma narrativa ou um poema, por exemplo. Isso caracteriza fuga da proposta.

Outro ponto muito importante, é o uso da língua padrão formal. Essa é uma das principais competências cobradas dos estudantes. Por isso, cuidado com a falta de pontuação, erros ortográficos e desvios gramaticais. Esses são problemas que deixam o texto pobre e dificultam o seu entendimento.

Para resolver as duas questões, leia bastantes textos do gênero dissertativo-argumentativo, e pratique escrever também. Assim você treina o português e as características desse tipo de texto ao mesmo tempo.

Propor intervenção sem indicação de modo e/ou sem detalhamento

É muito comum haver erros na proposta de intervenção, como não indicar um modo para que ela seja colocada em prática. Na hora de construir o seu texto, pense em quais os agentes a colocariam em prática. Essa é uma informação que precisa ser colocada em seu texto, bem como os propósitos e o modo em que entrará em vigor.

Além disso, é necessário também fazer um detalhamento que confirme a viabilidade da sua proposta de intervenção. Não indicar o modo ou o detalhamento faz com que a sua redação seja considerada incompleta, assim causando uma diminuição na sua nota.

Conte com a Gabaritando Enem

Prepare-se para os vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude para não cometer erros na redação para o Enem 2019 pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]