Como organizar as suas matérias com um plano de estudo!

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem deseja ingressar na universidade sabe que organização é uma palavra fundamental. Isso porque são muitos conteúdos para estudar em pouco tempo hábil. Neste contexto, uma das atividades que acabam causando mais dor de cabeça é a montagem do plano de estudo. Planejar e criar uma rotina de estudos faz com que surjam muitas dúvidas.

 

A importância de ter um plano de estudo

São tantas informações, matérias e livros que precisam ser estudados, que é comum que os estudantes acabem se perdendo. Por esse motivo, um plano de estudo é uma ferramenta extremamente importante para se ter um aprendizado eficiente. Ter um plano de estudo torna possível organizar de modo adequado o quê, quando e quanto estudar cada dia. Esse planejamento é vital para o correto gerenciamento do tempo que você tem disponível.

 

Aprenda a montar um plano de estudo

Muitos estudantes passam horas estudando, porém não conseguem ter um bom aproveitamento do conteúdo. Isso acontece porque eles acreditam que se dedicar aos estudos significa ver absolutamente todas as matérias todos os dias, de forma a passar horas debruçado sobre livros e resumos. Para que as leituras e exercícios sejam eficazes, é vital ter organização. Com um plano de estudo bem definido, o aprendizado será aprimorado. Desse modo, confira algumas dicas que vão te ajudar a montar um plano de estudo:

 

Defina a sua rotina de estudos

Para se organizar corretamente, a primeira coisa é definir a rotina de estudos. Identifique quais são seus compromissos fixos, para poder ver os momentos em que possui tempo livro. Se a sua rotina estiver bagunçada, aproveite para reprogramar tudo. Não esqueça de calcular o tempo que é gasto com outras atividades também, como aulas, deslocamentos e refeições. Assim, você criará um plano de estudo baseado em sua própria rotina.

 

Defina seu objetivo de estudos

Tudo precisa estar bem determinado para encontrar a melhor estratégia e definir o seu plano de estudo. Qual o seu objetivo? Que carreira quer seguir? Quais provas você vai fazer? Além disso, tente identificar as matérias que possui mais dificuldade para poder programar tempo maior para se dedicar a elas.

 

Escolha um horário de estudos

Sabendo da sua rotina e de seus objetivos, você poderá definir uma carga horária para os estudos, assim como o melhor horário para estudar. A dica aqui é aproveitar aquele período do dia em que você tem mais disposição e energia. Identificar os horários do dia nos quais você rende mais é extremamente importante. Os momentos de mais preguiça e cansaço podem ser definidos como horários de descanso. 

 

Consulte o edital

A partir do momento em que você faz a inscrição para uma prova, é fundamental dar uma olhada no edital. É nele que consta os conteúdos que cairão no exame. Além disso, você também pode descobrir quais matérias possuem peso maior na composição da sua nota.  Como cada carreira possui formas diferentes de compor a nota, você saberá quais disciplinas precisam de mais atenção no seu plano de estudo.

 

Estipule metas de estudo

Para te ajudar na percepção de como está sendo sua evolução, estipule metas no seu plano de estudo. Elas podem ser diárias, semanais ou mensais. A cada meta cumprida, você pode se dar recompensas. Esse estímulo é um jeito interessante de gerar mais confiança e evitar a procrastinação.

 

Faça pausas

Ao montar o seu plano de estudo, lembre-se de colocar pausas curtas de 5 ou 10 minutos. Isso é muito importante para que o seu rendimento não caia por conta principalmente de distrações.

 

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e saiba fazer a interpretação de textos para o Enem 2019 pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]