Como escolher um curso de graduação?

Tempo de leitura: 6 minutos

Garota escolha graduação

O último ano do ensino médio é uma das etapas mais importantes para todos os estudantes. Decidir o que fazer depois do colégio, escolher um curso de graduação e uma faculdade para entrar, prestar vestibular e o Enem… nada disso é tarefa fácil. Por conta da responsabilidade, esse é um momento que pode ser tão empolgante quanto assustador.

Dessa forma, é normal se sentir perdido e, para te ajudar a não ficar estressado com essa atividade, a Gabaritando Enem separou alguns passos para você escolher o curso de faculdade certo para o seu perfil.

Desenvolva autoconhecimento para escolher o curso de graduação certo

Para fazer a escolha certa entre as diversas opções de cursos de graduação, é necessário desenvolver um trabalho de autoconhecimento. Este é o primeiro passo, antes mesmo de pensar em prestar o vestibular ou o Enem. Pense na sua situação atual e responda as seguintes questões:

  • Quais são os seus pontos fortes? E os fracos?
  • Quais os seus objetivos e metas a curto, médio e longo prazo?
  • O que te motiva? E o que desmotiva?
  • O que te faz feliz?
  • Qual é a sua história?
  • O que os outros pensam de você?
  • Qual marca você quer deixar no mundo?

Dessa forma, você poderá fazer uma reflexão aprofundada e conhecer mais sobre si mesmo, como por exemplo:

Suas preferências

Antes de entrar na faculdade e até mesmo antes de tomar uma decisão tão importante como qual curso de graduação fazer, é preciso entender o que você gosta e o que não. Ou seja, você precisa saber quais são as suas áreas do conhecimento preferidas. Pegue como base as disciplinas cursadas ao longo do colégio mesmo. Assim, pense nas quais mais te agradam, são Matemática e Física, Literatura e História ou ainda Biologia?

Analisando às suas preferências, será fácil perceber se você é do time de humanas, exatas ou biológicas. Isto é, já será possível eliminar muitas possibilidades, concentrando-se mais para escolher dentre as demais opções disponíveis.

Suas habilidades

Além de pensar nas suas preferências, para escolher um curso de graduação é preciso também identificar as suas habilidades. Ou seja, além do gosto pessoal, é necessário avaliar os seus talentos, tudo aquilo que você faz bem. Às vezes, as preferências e habilidades coincidem. Porém quando isso não acontece, é bom considerar outras áreas do conhecimento que você goste e ao mesmo tempo tenha facilidade.

Suas expectativas e prioridades

Um bom exercício que pode te ajudar a escolher um curso de graduação entre tantas opções que existem, é identificar suas expectativas de vida e o que é prioridade para você. Isso vale não só para o momento presente, mas também para daqui alguns anos e até quando você estiver bem mais velho.

Para isso, pense em qual o padrão de vida que almeja ter. Se você se importa em ter um bom retorno financeiro, pode decidir por deixar de lado as suas preferências e habilidades pessoais para ganhar mais dinheiro e ter uma vida luxuosa. Ou, caso este não seja o seu objetivo, pode seguir com o que gosta e tem facilidade, assim garantindo conforto e estabilidade para o futuro.

Ainda é necessário pensar, desde agora, que algumas profissões acabam sendo mais puxadas no quesito horários, enquanto outras têm rotinas mais flexíveis e tranquilas. Isso é algo muito importante para quem está nessa fase de optar por uma faculdade e, consequentemente, por uma profissão.

Faça um teste de personalidade

Além de fazer uma reflexão sobre quem você é, o que gosta, o que quer e quais são as suas habilidades, conhecer a sua própria personalidade é primordial para escolher um curso de graduação. A faculdade que você escolher cursar precisa ser compatível com o seu jeito de ser, certo?

Quem é mais criativo e entusiástico, por exemplo, poderia encontrar dificuldades em áreas e profissões típicas de quem tem um perfil lógico, e vice-versa.

Informe-se sobre as áreas do conhecimento e os cursos de graduação

Como fazer uma escolha assertiva sem conhecer exatamente quais são as opções? Impossível, não é mesmo? Por isso, busque o máximo de informações possíveis sobre cada área do conhecimento e curso de graduação.
Muita gente acredita, por exemplo, que as áreas do conhecimento são simplesmente humanas, exatas e biológicas. Entretanto, o Ministério da Educação adota a seguinte divisão:

  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Ciências Humanas;
  • Linguística, Letras e Artes;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências da Saúde;
  • Engenharias.

Sabendo quais áreas do conhecimento te interessam, seja pela facilidade, afinidade ou até mesmo pelas suas expectativas de vida, é hora de começar a pensar nos cursos. Na internet existe muita informação sobre isso, porém existem outras formas de se informar melhor sobre as opções de faculdade: workshops, feiras de profissões, eventos sobre carreira, palestras e outros.

Pesquise pelas profissões que você gostaria de exercer

Esta é uma excelente opção para quem está na dúvida do que fazer. Identifique as profissões que você gostaria de exercer. Isso é muito importante para descobrir qual graduação precisa fazer para futuramente poder trabalhar com o que deseja. Por exemplo, se você gosta de assessoria de imprensa, pesquisando mais a fundo para conhecer mais sobre a profissão, pode ver que os cursos possíveis para trabalhar com isso são Jornalismo e Relações Públicas.

Pesquisa Profissão Mulher
Pesquisa Profissão Mulher | Gabaritando Enem

Além disso, informando-se sobre a vida profissional, é possível conhecer as alternativas que um formado no ramo pode encontrar. Seguindo com o mesmo exemplo anterior, um estudante graduado em Jornalismo poderia trabalhar tanto com assessoria de imprensa, quanto como repórter, redator e outros. Já uma pessoa formada em RP, pode atuar com relacionamento com o cliente, comunicação institucional e gerência de eventos.

Você ainda pode conversar com profissionais das áreas que têm interesse para ter acesso às informações deste tipo.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]