Como definir uma sequência de estudos

Tempo de leitura: 4 minutos

Plano de estudos para o Vestibular

Se você já teve a sensação de estudar bastante e ainda assim não conseguir absorver todo o conteúdo, é possível que não tenha feito um bom planejamento e organização da rotina de estudos. Por esse motivo, para quem quer prestar vestibular, o Enem ou um concurso público, é primordial ter um plano de estudos ou cronograma de estudos bem elaborado.

Como e quando estudar, quantas horas, qual a sequência de atividades a serem feitas e como realizar um cronograma eficiente são algumas das dúvidas que circulam na cabeça de estudantes de todas as idades. Independente se o objetivo for conquistar uma vaga na universidade ou um emprego no setor público, muitas dúvidas surgem quando o assunto é elaborar um roteiro de estudos perfeito.

Por que montar um plano de estudos?

A parte da organização e planejamento do plano de estudos é extremamente importante para ajudar a fixar os conteúdos e acelerar o processo de aprendizagem. Com isso, o sonho de entrar em uma universidade pelo vestibular ou Enem, ou até mesmo conquistar um cargo através do concurso público se torna mais palpável.

Isso ajuda com que os estudantes, vestibulandos ou concurseiros, não se percam na grande quantidade de matérias que precisam estudar.

Como montar o melhor plano de estudos?

O primeiro passo é conhecer a sua rotina, pois o plano de estudos precisa ser adaptado para o seu dia a dia. Este é o momento de descobrir a quantidade de tempo que você tem para estudar. Isto é, qual é a sua disponibilidade para se dedicar a esta atividade.

Utilize folha de anotações, caderno, um programa de planilhas ou o meio que se sentir mais confortável para montar o seu cronograma. Coloque “no papel” todas as atividades fixas do seu dia: aulas, refeições e lazer, sem esquecer de colocar também os horários de cada uma delas. Não se esqueça de levar em conta também o tempo de deslocamento, ou seja, o período que gasta diariamente no transporte.

A partir disso, você pode ver quais são seus horários livres, bem como quanto tempo tem. Assim, você pode:

Definir horários para estudar

Depois de anotar as suas tarefas fixas diárias, é agora que você deve preencher os horários que ficaram vagos, montando assim o seu plano de estudos. Para isso, identifique os períodos do dia em que você tem mais disposição e energia, assim você poderá ter um maior rendimento. Aproveite essas horas diárias para estudar.

Já os horários de mais preguiça, por outro lado, podem ser de descanso.

Pesquisar quais as matérias e conteúdos que vão cair na prova

Para conseguir estudar corretamente e se sair bem em uma prova, é necessário conhecer quais são as matérias e seus respectivos conteúdos que são cobrados na mesma. Por isso, é extremamente importante ler o edital dos vestibulares, Enem e do concurso público. Além disso, você pode procurar qual é a banca que realizará a prova e também buscar os certames dos anos anteriores para utilizar como material de estudo.

Os vestibulares e o Enem são feitos com base nas disciplinas do ensino médio, porém cada prova pode acabar dando um foco maior para um conteúdo específico dentro de cada matéria.

Identificar os conteúdos que você tem mais facilidade e dificuldade

Esta etapa é tão importante quanto pessoal: no seu plano de estudos, separe um tempo maior para se dedicar ao estudo das matérias que você tem mais dificuldade. Isso porque elas vão demandar mais tempo até que você consiga assimilar e compreender todo o conteúdo. Não se esqueça, entretanto, de pensar em intervalos de descanso entre os estudos. Por exemplo, a cada 1 hora estudando, tenha 10 minutos para relaxar.

Estudante plano de estudos
Estudante plano de estudos | Gabaritando Enem

Além disso, é necessário buscar materiais para te ajudar. Sabendo identificar o que você tem mais facilidade e o que tem mais dificuldade, você pode saber se deve recorrer a vídeoaulas, cursos específicos ou outros. E ainda pode procurar pelo melhor material de estudo, de acordo com as suas necessidades de aprendizado.

Adaptar seus horários para conseguir maior sucesso nos estudos

É muito importante conhecer a sua própria rotina e saber quando você rende mais. Assim, você pode não só dedicar mais tempo para estudar as matérias que tem mais dificuldade, como fazê-lo na hora em que está mais disposto e com menos preguiça. Além disso, você conseguirá facilmente adaptar sua rotina, entendendo como o seu aprendizado funciona melhor.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]