Bolsa de estudo: maneiras de conseguir uma bolsa

Tempo de leitura: 2 minutos

Aprovação no vestibular

Conseguir uma bolsa de estudo em uma grande universidade particular é um sonho de muitas pessoas que prestam o vestibular e o Enem. Dependendo do resultado da prova, é possível conquistar grandes porcentagens de desconto ou até mesmo uma bolsa de estudo integral, garantindo um estudo de qualidade gratuito.

Bolsa de estudo: quais formas de garantir uma?

Cada universidade possui sua jurisdição, algumas aceitam a nota exclusiva do Enem e outras possuem seu próprio vestibular. Conheça as principais formas de conseguir uma bolsa e seguir em frente com o sonho de estudar na faculdade desejada pagando menos ou até com gratuidade.

Por programas do governo

O ProUni, programa de bolsas para universidades particulares, é um sucesso no país todo e é uma forma de conquistar uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral (100%). Para isso, é necessário seguir algumas regras. Primeiro, a universidade desejada pelo aluno tem que disponibilizar vagas para o ProUni, assim como o aluno precisa ter feito o último Enem e ter obtido nota acima de 450 nos testes e acima de 0 na redação. Para se candidatar no programa é fácil e caso a pessoa passe, é preciso que ela leve uma lista de documentos dentro do período indicado para provar sua necessidade de bolsa e consequentemente se matricular na universidade.

Nota do Enem

Algumas universidades acreditam que basta a nota do Enem para classificar a capacidade do candidato em ter uma bolsa de estudos ou não, ou seja, o Enem vale como vestibular! Como cada faculdade possui uma jurisdição, as bolsas variam de 10% a 100%. Sendo assim, o ideal é focar em obter uma boa nota no Enem do ano anterior e se informar sobre as porcentagens de bolsa e como conseguí-las.

Vestibular e mérito

Enquanto que algumas faculdades se baseiam apenas nos resultados do Enem, outras instituições preferem realizar um vestibular próprio e os melhores colocados podem conseguir porcentagens interessantes de bolsa. Há também o caso do mérito do aluno já matriculado na instituição e funciona da seguinte maneira: se o aluno possuir notas exemplares e bom comportamento em seus últimos boletins pode ser que ele tenha chance de conquistar alguma porcentagem de bolsa ou até mesmo premiações dentro da universidade.

Casos diferenciados

Há casos onde a faculdade disponibiliza bolsa para funcionários e seus dependentes, para funcionários de empresas parceiras. Assim como pessoas já empregadas podem conseguir ajuda financeira de sua própria empresa como incentivo para finalizar os estudos.

Bolsa de estudos em universidades
Bolsa de estudos em universidades | Gabaritando Enem

Nesses casos diferenciados o ideal é se informar nas instituições, assim como com os gerentes ou superiores da empresa, caso a pessoa queira um apoio da empresa em que trabalha.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]