A Globalização e seu efeito sobre o mundo

Tempo de leitura: 4 minutos

A globalização é o ato ou efeito de globalizar. Esse processo consiste, historicamente, no aumento das relações entre os países a partir da diminuição de suas distâncias. Apesar dessas relações serem principalmente econômicas, elas podem ser também políticas, culturais e sociais. 

Na prática, a globalização é vista como a integração entre diferentes locais do mundo, sendo um dos termos mais empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista. Bem como, é claro, a sua consolidação no mundo.

 

Origem da Globalização

A origem da globalização remonta ao século XV, no período mercantilista. Diversas nações europeias lançaram-se ao mar, realizando longas viagens de navios, em busca de novas terras e riquezas. 

Posteriormente, no século XVII caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho e mercadorias entre países e colônias. Isso principalmente com o surgimento das colônias de exploração na África e na Ásia. Inevitavelmente, trocas culturais também passaram a acontecer.

Durante a Revolução Industrial, a Globalização então se expandiu, com as mudanças ficando mais intensas após a 2ª Guerra Mundial, no final do século XX. isso porque o neoliberalismo ganhou força, o que acarretou em um processo de globalização econômica mais acelerado.

Foi aí que surgiram mais pontes entre os negócios e investimentos entre nações. Dessa forma, os mercados de países diferentes passaram a interagir e as indústrias de um país se foram se instalando em outros países. Com o avanço tecnológico e, especialmente, com o advento da internet, a globalização é cada vez mais intensa. 

A globalização pode ser dividida em quatro fases:

  • Séculos XV – XVIII: Grandes Navegações e Descobertas Marítimas;
  • Séculos XVIII a XX: Revolução Industrial e 2ª Guerra Mundial;
  • Final do século XX: 2ª Guerra Mundial, queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria;
  • Século XXI: Nova Ordem Mundial.

 

Características da Globalização

As principais características da globalização são:

  • Maiores relações econômicas entre os países;
  • Aumento da produção e consumo de bens e serviços globais;
  • Informações disseminadas instantaneamente;
  • Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
  • Surgimento de blocos econômicos;
  • Diminuição de barreiras comerciais.

 

Pontos positivos e negativos da Globalização

O processo de globalização provavelmente só aumente com o passar do tempo, mas, assim como qualquer outro processo, tem seus pontos tanto positivos quanto negativos. Confira agora:

 

Pontos positivos da Globalização

A globalização possibilita que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher, pois as vantagens desse processo estão relacionadas ao livre comércio. Além disso, quando a abertura comercial é maior, os preços tendem a ficar menores.

Outros pontos positivos da globalização são o combate à inflação, desenvolvimento tecnológico, investimento estrangeiro, maior acesso a produtos importados, melhoria no relacionamento entre países e também a possibilidade de trocas culturais.

 

Pontos negativos da Globalização

Um dos principais pontos negativos da globalização é a concentração da riqueza. Isto é, a maior parte dos lucros transnacionais fica nos países desenvolvidos. Além disso, os países que ainda estão em desenvolvimento  precisam competir com as indústrias dos países já desenvolvidos. 

Nas economias pequenas, as marcas multinacionais podem ocasionar a diminuição da diversidade cultural a desvalorização dos produtos nacionais. Outros pontos negativos são o aumento do desemprego, a exploração da mão de obra barata e a descaracterização de costumes culturais.

 

Efeitos da Globalização

Uma das evidências mais fortes das consequências da globalização é a configuração do espaço internacional em redes de transporte, de comunicação, de trocas comerciais, de capitais especulativos e de cidades. A expansão das empresas multinacionais também é outro elemento propiciado pelo avanço da globalização. Muitas dessas empresas abandonam seus países de origem ou simplesmente expandem suas atividades, buscando maior mercado consumidor e menor custo de mão de obra.

Outra dinâmica gerada a partir da globalização é a formação de acordos regionais ou dos blocos econômicos. Além disso, também culminou na expansão e consolidação do sistema capitalista Ou seja, ajudou a ampliar o sistema neoliberal, difundindo a ideia de que o Estado deve apresentar uma intervenção mínima na economia.

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e saiba fazer a interpretação de textos para o Enem 2019 pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]