5 Passos para fazer uma redação bem assertiva

Tempo de leitura: 4 minutos

Redação Dicas

Independente se o seu objetivo é passar no vestibular ou em um concurso público, a redação costuma ter um peso grande na nota final. Dessa forma, é muito importante se preparar para escrever um bom texto, sendo algo que merece bastante atenção na hora que você for estudar.

Na maioria dos processos seletivos, zerar a redação é um dos critérios eliminatórios. Por esse motivo, seja você um vestibulando ou concurseiro, é fundamental ler e escrever muito. Estas são, inclusive, as melhores formas para se sair bem na prova. E é claro que, além de treinar a escrita, isso também ajuda a melhorar a sua interpretação de texto.

Como fazer uma boa redação?

Muitos candidatos ao fazerem o vestibular ou concurso público acreditam que a nota máxima na redação é o objetivo para conseguir passar. Isso certamente pode ajudar na nota final, porém pensar ter essa obrigação pode acabar atrapalhando. Tenha em mente que o seu propósito deve ser se fazer compreender e não buscar a nota máxima a qualquer custo.

Para isso, ao invés de pensar que você está escrevendo para um público erudito, faça a sua redação como se quem fosse ler é uma criança de 10 anos. Isto é, o seu texto deve ser claro, fácil de ler e autoexplicativo.

Para te ajudar a se aperfeiçoar na competência discursiva, a Gabaritando Enem separou 5 passos simples, mas eficientes, de como fazer uma redação de qualidade:

Mantenha-se bem informado

Para escrever uma boa redação, é preciso ter pelo menos um mínimo conhecimento prévio sobre o assunto ou temas relacionados a ele. Ou seja, deve-se buscar pela informação e, para isso, você pode:

  • Acompanhar as notícias;
  • Ver televisão;
  • Ler jornal impresso;
  • Explorar a internet;
  • Ler resenhas críticas;
  • Ficar atento aos assuntos polêmicos;
  • Prestar atenção também nos assuntos que não são manchete.

Lembre-se, contudo, de ficar atento à qualidade da notícia e na importância da mesma para a sua redação. Procure manter-se informado sobre acontecimentos variados do mundo inteiro e não só do país. Esteja por dentro de notícias sobre fenômenos climáticos, política, esportes, economia, acontecimentos históricos, entre outros.

Leia atentamente o enunciado e preste atenção ao tema da redação

Este é o primeiro passo antes de começar a de fato fazer a sua redação. Boa parte dos candidatos quando vão fazer o vestibular ou o concurso público não dão a devida atenção para o tema da redação. Algumas provas podem oferecer as chamadas coletâneas, que são os textos de apoio e podem fazer toda a diferença para que você consiga escrever um bom texto. Atente-se à interpretação de texto do enunciado completo para se sair bem.

Dicas para redação
Dicas para redação | Gabaritando Enem

Leia a proposta da redação quantas vezes precisar até entender exatamente o que está sendo pedido. Isso é muito importante para não fugir do tema e acabar diminuindo sua nota ou até mesmo zerando.

Planeje seu texto

O planejamento do texto é essencial sempre que for escrever, mas principalmente no caso de uma redação de vestibular ou de concurso público. Assim, antes de começar, delimite o tema, defina o que você pretende com o seu texto e selecione ideias que sustentem a tese que será defendida ao longo das linhas.

Para isso, pense em argumentos, exemplos, confrontos, comparações e demais recursos que possam te ajudar no desenvolvimento do seu ponto de vista para o convencimento do leitor.

Saiba pensar por si e ter suas próprias ideias

Você precisa mostrar para a banca examinadora do vestibular ou do concurso público que é capaz de seguir sua própria linha de raciocínio. Isto é, que você tem opiniões coerentes sobre o tema proposto para a redação redação, fugindo dos clichês e das frases feitas.

Não use nenhuma citação sem ter certeza sobre ela e tente elaborar o texto de forma clara, defendendo o seu ponto de vista de acordo com o seu próprio pensamento.

Cuidado com os erros de português

É indispensável dominar a Língua Portuguesa e fazer uso da língua padrão formal para tirar uma boa nota. Esta é, aliás, uma das principais competências cobradas na redação de provas de vestibular e concurso público. Por esse motivo, tenha bastante cuidado com a ortografia, falta de pontuação, erros de concordância e outros.

Treine o português lendo e escrevendo muito, ao mesmo tempo em que exercita a interpretação de texto!

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]