5 erros mais comuns em redação de empregos, vestibulares e concursos

Tempo de leitura: 2 minutos

Erros comuns na redação

Presente no vestibular, concurso público, Enem e outros processos seletivos, a redação pode ser um desafio para algumas pessoas e pequenos deslizes podem fazer com que pontos valiosos sejam perdidos. Estudar para a redação também deve ser uma preocupação dos estudantes e candidatos para ganharem vantagem e conseguirem uma colocação maior.

Redação: confira os principais erros e evite-os!

De fato, a redação pode ser complexa e possui muitos detalhes, mas não precisa ser tratada como um bicho de sete cabeças! Sendo assim, separamos os erros mais comuns que podem prejudicar candidatos. Pegue essas dicas e guarde na memória!

Não ter coerência

Um erro muito comum em redações de todos os tipos, a falta de coerência faz com que muitos candidatos percam pontos importantes. Esse problema se dá pela falta de consistência do texto, onde o fim pode desmentir o começo, por exemplo. A redação precisa ter começo, meio e fim, correndo de modo linear e objetivo. Também precisa ter consistência no que informa ou aborda. A redação, acima de tudo, precisa trazer credibilidade.

Erros de português

Seja de gramática, concordância ou até uso incorreto de vírgula e acentos, os erros de português são um fator muito visado durante a correção da redação. Confira alguns erros comuns e evite-os:

  • vírgula: vírgula nunca pode separar sujeito e verbo;
  • crase: apenas pode preceder substantivos femininos;
  • gírias: nunca podem ser usadas;
  • mais x mas: “mais” é para adição, e “mas” como contrariedade;
  • pleonasmo: tome cuidado em repetir a mesma ideia em uma frase;
  • Traz x trás: “Traz” se refere ao verbo trazer, enquanto que “trás” se refere à parte traseira.

Escrever na primeira pessoa

Escrever em primeira pessoa está proibido. “Eu acho” é uma oração que deve passar longe da redação, além de perder credibilidade por não trazer certeza, está em primeira pessoa. Sempre que for escrever uma redação, use a terceira pessoa do singular, que está dentro das normas e permite que o tema seja abordado com mais seriedade.

Não ter conclusão

Um texto sem conclusão está incompleto e portanto, pode ser gravemente penalizado. Qualquer tipo de texto precisa de um desfecho, seja o final da história, a solução do problema ou a exposição completa do fato.

Ultrapassar limites

Ultrapassar limites de linhas, de pautas e de parágrafos é penalizado. Em diversos processos seletivos e vestibulares existem limites de linhas explicitamente citados. Desobedecer às normas da redação é completamente proibido. Sendo assim, ao escrever calcule corretamente a quantidade de espaço.

Redação Vestibular Concurso
Redação Vestibular Concurso | Gabaritando Enem

Conte com a Gabaritando Enem

Estude para os concursos públicos e vestibulares com a Gabaritando Enem e garanta sua vaga de emprego ou no ensino superior. Além de dicas, tenha acesso a planos de estudos, materiais de apoio, plantões de dúvida, videoaulas, redações corrigidas, simulados e muito mais. Saia na frente e estude pelo computador, celular ou tablet!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]